BEM-ESTAR EM COMPRAR: INVESTIGANDO SEUS ANTECEDENTES, CONSEQUENTES E MODERADORES NO CONTEXTO BRASILEIRO

Ramon Silva Leite, Marcelo de Rezende Pinto, Humberto Elias Garcia Lopes, Felipe Schepers Santos Melo

Resumo


O artigo relata resultados de uma pesquisa empírica com o objetivo de verificar os antecedentes e os consequentes do bem-estar em comprar em shopping. Pretendeu também confirmar se as variáveis de auto congruência e sexo moderam as relações entre valores de compra e bem-estar em comprar. O estudo foi baseado em uma pesquisa de âmbito nacional, com a participação de indivíduos de todos os estados brasileiros. A coleta de dados foi conduzida junto a um painel online de respondentes, por meio de uma amostra estratificada composta por 1.065 respondentes. Os dados foram analisados por meio da análise fatorial e da modelagem de equações estruturais. Constatou-se que as escalas utilizadas apresentaram validade e confiabilidade apropriadas. Observou-se ainda que os Valores Utilitários e Hedônicos são antecedentes do Bem-estar em comprar. Quanto aos consequentes, tanto o Boca-a-boca positivo quanto as Atitudes frente ao shopping são influenciados pelo Bem-estar em comprar.


Palavras-chave


Bem-estar em comprar, Valores hedônicos, Valores utilitários, Auto congruência, Shopping center

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DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v14i1.987

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ISSN: 2178-7638