GESTÃO DE RECURSOS FINANCEIROS PARA PRESERVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (BH-PCJ)

Adhemar Ronquim Filho, Geraldo Jose Ferraresi de Araujo, Luciana Oranges Cezarino, Lara Bartocci Liboni

Resumo


O objetivo do artigo é analisar a captação de recursos para preservação da Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (BH-PCJ) com base no Dec. n.º 58.771, de 20/12/2012 e como esse tem sido aplicado para sua preservação. A metodologia foi a pesquisa aplicada a partir do levantamento bibliográfico junto a SciELO e no Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SIGRH)
do Estado de São Paulo. Constatou-se que o Programa de Duração Continuada PDC três foi o que recebeu maiores investimentos objetivando promover a contenção da poluição. O segundo foi o PDC cinco referente ao controle de perdas em sistemas de abastecimento de água. Com
esses recursos pode-se constatar investimentos nas áreas de sistema de esgotamento sanitário, resíduos sólidos, drenagem de águas fluviais e prevenção e controle de erosão. Portanto, o Comitê Gestor do BH-PCJ tem realizado investimentos para garantir a gestão sustentável dos recursos hídricos no BH-PCJ. 


Palavras-chave


Sustentabilidade; Recursos Hídricos; Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v13i1.895

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638