INOVAÇÃO X IMITAÇÃO: O USO DE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NA INDÚSTRIA DA MODA

Rita de Cássia Leal Campos, Uajará Pessoa Araújo, Luiz Marcelo Antonialli, Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme

Resumo


Este artigo teve como objetivo investigar como são delineadas e aplicadas as estratégias de inovação e imitação na indústria da moda para o ganho de competitividade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas com gestoras de empresas de moda feminina da cidade de Belo Horizonte. Para analisar os dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados apontaram que há marcas que se baseiam em inovação e diferenciação para se manterem competitivas, mas também é comum o emprego da estratégia imitativa como forma de diminuir custos, riscos e incertezas. Embora pareçam opostas, inovação e imitação são estratégias que, juntas, sustentam o fenômeno da moda. Elas podem inclusive ser combinadas, incorporando elementos que representem desde a identidade da marca até as tendências já lançadas. Além das contribuições teóricas no campo da estratégia, a pesquisa instiga os gestores da moda a refletir sobre o seu posicionamento estratégico no mercado. 


Palavras-chave


Indústria da moda. Estratégia. Inovação. Imitação.

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DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v13i3.882

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ISSN: 2178-7638