QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS E O DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO DAS COMPANHIAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL

Pedro Henrique Diehl Cabral, Patrícia Pain, Márcia Bianchi

Resumo


Este estudo objetivou analisar a relação entre a qualidade do serviço prestado e os indicadores de desempenho econômico-financeiros das distribuidoras de energia elétrica brasileiras, no período de 2011 a 2018. Com dados coletados do portal eletrônico da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do Relatório de Indicadores de Sustentabilidade Econômico-Financeira das Distribuidoras. A amostra compreendeu 53 empresas. Os resultados destacam o impacto da crise do setor entre 2013 e 2014 nos indicadores e nas significativas diferenças entre as cinco regiões brasileiras. As regiões Norte e Nordeste se destacaram ao apresentar os maiores índices de investimento e os piores indicadores de qualidade. A percepção de significância das variáveis de qualidade em cinco dos sete modelos de regressão revelou que preservar a qualidade do serviço poderia impactar positivamente o desempenho econômico-financeiro das distribuidoras, mas é necessário melhor alinhamento entre os indicadores para que a ANEEL otimize seu processo de fiscalização.


Palavras-chave


Indicadores econômico-financeiros; Indicadores de qualidade; Mercado de energia elétrica; Qualidade do serviço

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v13i2.872

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638