O ABSENTEÍSMO NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: COMPOSIÇÃO DE UM RANKING DE EFICIÊNCIA

Nara Cristina Ferreira Mendes, André Luiz Marques Serrano, Lucas Oliveira Gomes Ferreira, Pedro Murce Menezes Cavalcante

Resumo


Pesquisas estimam que a ausência não programada do trabalhador pode ser custoso para uma organização. Desta forma, o presente estudo possui o objetivo de identificar o impacto do absenteísmo na eficiência das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES’s). Para tratar a questão de pesquisa utilizou-se a Análise Envoltória de Dados (DEA), com dados em painel para o período de 2008 a 2018. Diante do exposto, conclui-se que, sem considerar a variável interesse, das 100 instituições, 15% da amostra se destacaram como de referência para as demais. Já considerando a variável interesse, apenas 2% da amostra se mantiveram como referência. Sendo assim, o estudo concluiu que o absenteísmo impacta negativamente no desempenho das organizações. Compreender o absenteísmo possibilita a adoção de ações preventivas, aumentando o desempenho das organizações e, consequentemente, a oferta de serviços públicos, neste caso, educação para a sociedade.


Palavras-chave


Absenteísmo, Organizações Públicas, Instituições Federais de Ensino Superior, Ranking de Eficiência

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v13i2.809

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638