VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA MENSURAR OS FATORES DE DESIGN EM SITES DE COMÉRCIO SOCIAL

Daiane Lindner Radons, Monize Sâmara Visentini, Mauri Leodir Löbler

Resumo


Este estudo tem o objetivo de validar os fatores de design (usabilidade, funcionalidade e sociabilidade) em sites de comércio social, partindo-se do questionário proposto por Huang e Benyoucef (2017). Foram seguidas quatro etapas metodológicas: i) equivalência semântica; ii) análise de juízes; iii) pré-teste; e, iv) validação estatística. O instrumento foi aplicado a uma amostra de 206 usuários de comércio social de diferentes estados do Brasil. Visando a validação estatística, as variáveis foram submetidas à Análise Fatorial Exploratória, sendo necessárias três rodadas de testes até se obter uma composição adequada dos fatores. O modelo final contou com 21 variáveis agrupadas em 6 fatores: facilidade de uso, interações sociais, acesso às informações, elementos estéticos, atenção ao cliente e aspectos funcionais. Verificou-se que a facilidade de uso é o fator preponderante para a utilização de sites de comércio social, indicando uma tendência de uso  do consumidor brasileiro. 


Palavras-chave


Comércio Social, Design, Validação.

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DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v12i2.806

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ISSN: 2178-7638