UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A GESTÃO DA DIVERSIDADE, A LEGITIMAÇÃO INTERNA, O RESPEITO INTERNO PERCEBIDO E A IDENTIFICAÇÃO ORGANIZACIONAL DOS EMPREGADOS

Harrison Bachion Ceribeli, Diego Willian Silva Inácio

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre a gestão da diversidade, a legitimação organizacional interna, o respeito interno percebido e a identificação organizacional. Os dados foram coletados utilizando uma survey online e analisados por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais. A amostra foi composta por 319 trabalhadores, residentes na Região Geográfica Intermediária de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais. Examinando os resultados obtidos, constatou-se que a gestão da diversidade impacta positivamente o processo de legitimação organizacional interna, que, por sua vez, contribui para que os empregados formem a percepção de que são respeitados pela organização e passem a se identificar com ela. Como contribuição, a presente pesquisa proporciona aos gestores um maior entendimento acerca de como a adoção de políticas voltadas para garantir a igualdade de oportunidades e tratamento no ambiente de trabalho favorece a construção de uma relação positiva entre empregados e empregadores.


Palavras-chave


Legitimidade organizacional interna; identificação com a organização; diversidade nas organizações.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v13i2.780

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638