Análise da influência do fluxo de caixa livre nos custos de agência em companhias abertas brasileiras

Arthur Frederico Lerner, Fernanda Gomes Victor

Resumo


Esse estudo visa  investigar qual é a influência do Fluxo de Caixa Livre (FCL) nos Custos de Agência (CA) das companhias abertas brasileiras da Brasil, Bolsa, Balcão (B3). Para tanto, verificou-se a influência do FCL (duas medidas) em variáveis proxy de CA destas companhias. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e documental. O período analisado foi de 2009 a 2017, com dados trimestrais, coletados na base Economática. Foram realizadas estimações por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e via regressão quantílica com dados em painel balanceado. As evidências empíricas apresentam resultados variados dependendo da proxy utilizada. Os achados das regressões quantílicas apontam problemas de agência, pois têm maior sensibilidade nos quantis superiores. A pesquisa também contribui para estabelecer políticas de gestão mais eficazes que minimizem os CA, visto que a temática tem recebido pouca atenção do meio acadêmico brasileiro.


Palavras-chave


Fluxo de caixa livre; Teoria do Free Cash Flow; Custos de agência

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DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v10i3.660

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ISSN: 2178-7638