A internacionalização de uma empresa brasileira e os riscos de mercado sob a óptica do modelo de Uppsala

Ludmila Martins Floris, Cristina Lélis Leal Calegário

Resumo


Em um contexto onde as multinacionais estão desempenhando um papel cada vez mais importante nos países de economia emergente, o presente estudo analisa a consolidação de uma multinacional brasileira da indústria alimentícia no exterior.  O primeiro objetivo consiste em identificar os pontos de convergência e divergência do processo de internacionalização (IDE) desta empresa com os pressupostos do Modelo de Uppsala, o qual foi gerado pela Escola Nórdica de Negócios Internacionais. O segundo objetivo é identificar quais são os principais riscos de mercado enfrentados por esta multinacional desde o momento em que ela alcançou o último patamar do IDE até o presente. Para atingir os objetivos, optou- se por uma metodologia qualitativa utilizando o método de análise de conteúdo. O Modelo mostrou- se eficaz para explicar a estratégia do IDE, exceto para o fato das exportações não terem sido desencadeadas devido à saturação do mercado doméstico e delas não terem seguido o critério de proximidade geográfica. Ademais, observou- se que a variação dos riscos de mercado na última etapa do IDE em relação à anterior não foi destoante, mostrando que tais riscos estavam presentes ao longo da evolução do processo.


Palavras-chave


Palavras chave: Internacionalização, Modelo de Uppsala, Riscos de Mercado

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DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v10i3.616

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ISSN: 2178-7638