A internacionalização de uma empresa brasileira e os riscos de mercado sob a óptica do modelo de Uppsala
Resumo
Em um contexto onde as multinacionais estão desempenhando um papel cada vez mais importante nos países de economia emergente, o presente estudo analisa a consolidação de uma multinacional brasileira da indústria alimentícia no exterior. O primeiro objetivo consiste em identificar os pontos de convergência e divergência do processo de internacionalização (IDE) desta empresa com os pressupostos do Modelo de Uppsala, o qual foi gerado pela Escola Nórdica de Negócios Internacionais. O segundo objetivo é identificar quais são os principais riscos de mercado enfrentados por esta multinacional desde o momento em que ela alcançou o último patamar do IDE até o presente. Para atingir os objetivos, optou- se por uma metodologia qualitativa utilizando o método de análise de conteúdo. O Modelo mostrou- se eficaz para explicar a estratégia do IDE, exceto para o fato das exportações não terem sido desencadeadas devido à saturação do mercado doméstico e delas não terem seguido o critério de proximidade geográfica. Ademais, observou- se que a variação dos riscos de mercado na última etapa do IDE em relação à anterior não foi destoante, mostrando que tais riscos estavam presentes ao longo da evolução do processo.
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PDFDOI: https://doi.org/10.13059/racef.v10i3.616
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ISSN: 2178-7638