Financiamento por capital empreendedor e aspectos econômicos: um estudo realizado em empresas brasileiras listadas no BM&F Bovespa
Resumo
A motivação do presente estudo foi examinar a relação do capital empreendedor com os índices de governança corporativa (IGC), o volume de negociações, o número de investidores, o número de corretoras e a posição acionária de fundos Private Equity (PE) e Venture Capital (VC) nas empresas brasileiras listadas na BM&F BOVESPA de 2004 a 2012. Para tanto, adotou-se a abordagem empírica para captura dos dados de empresas que realizaram Initial Public Offering (IPO), disponível no site BM&F BOVESPA. Aplicou-se ainda a análise fatorial e a regressão logística para análise dos dados. Os resultados sugerem que as variáveis econômicas mencionadas corroboram com a probabilidade de captação de recursos pelo capital empreendedor. Esses achados contribuem para ampliar o debate sobre a temática e oportunizar a reflexão de que os fundos se apresentam como alternativas potenciais de financiamento, que podem oportunizar às empresas, a redução do custo de capital de terceiros.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.13059/racef.v9i2.378
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2178-7638