Agenda de Pesquisa em Empreendedorismo Social e Negócios Sociais

Marcello Romani-Dias, Edson Sadao Iizuka, Seimor Walchhutter, Aline Dos Santos Barbosa

Resumo


Este estudo busca investigar os resultados e as lacunas assinalados em pesquisas sobre Empreendedorismo Social e Negócios Sociais, com o propósito de estabelecer uma agenda futura de pesquisa. Realizou-se uma pesquisa mista, qualitativa quanto à análise de conteúdo dos resultados e lacunas e quantitativa quanto ao uso de estatística descritiva. Foi proposto um modelo bibliométrico de pesquisa que contempla essas duas metodologias. Constatou-se que existem, conforme os autores pesquisados, cinco principais oportunidades de agenda de pesquisa sobre a temática: (i) aspectos empíricos: ampliação de amostras e referências práticas; (ii) limitações teóricas: diferentes abordagens na compreensão do fenômeno; (iii) métricas e indicadores de impacto social; (iv) governança corporativa e relação com outros setores, governos, universidades e ONGs; (v) análise de discurso sobre o empreendedorismo social, negócios sociais e empresas sociais. Dentre estas oportunidades, a necessidade de estudos que tratem da ampliação de experiências práticas foi a mais recorrente na literatura.


Palavras-chave


Empreendedorismo Social; Negócios Sociais; Agenda de Pesquisa.

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DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v8i3.156

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ISSN: 2178-7638