A relevância da Comunicação Interna Planejada Para o Desenvolvimento do Comprometimento Organizacional
Resumo
Para as organizações que vem passando por uma transformação rumo à participação estratégica é imperativo o gerenciamento do comprometimento. Este estudo partiu da suposição de que a Empresa Alpha possui uma comunicação interna planejada e que essa comunicação tem relação positiva com o comprometimento organizacional existente dentro da empresa. Para verificá-la, conforme a metodologia do estudo de caso, foi realizada a análise da literatura existente, abordando conceitos relacionados ao “planejamento da comunicação organizacional”; “comunicação interna integrada”; “comprometimento organizacional”. A partir destes aspectos e conceitos elaborados, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, de natureza exploratória, descritiva e quantitativa que envolveu 79 funcionários de uma empresa do ranking das “100 Melhores Empresas para Você Trabalhar”, de 2008, publicada pela Revista Exame. Por meio de amostragem não probabilística junto aos funcionários desta empresa, foi possível detectar a existência de uma comunicação interna integrada e do planejamento da comunicação organizacional. A partir dos tratamentos estatísticos, teste exato de Fisher e matriz de coeficiente de correlação de Spearman, foi evidenciada uma relação entre estes conceitos e uma alta associação positiva entre algumas variáveis intrínsecas em cada um, respectivamente. Esses resultados reforçam a importância de se cultivar uma comunicação interna planejada como parte das ações voltadas para o desenvolvimento do comprometimento organizacional.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.13059/racef.v1i1.15
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2178-7638