DA INTERAÇÃO À LEALDADE DO UNIVERSITÁRIO AO ENSINO A DISTÂNCIA E AO ENSINO PRESENCIAL: UMA ANÁLISE MULTIGRUPOS

Carlos Xavier Nascimento, André Torres Urdan, Paulo Miranda Mendonça

Resumo


No Ensino Superior brasileiro há elevada evasão de alunos, o que é ainda mais grave no Ensino a Distância (EAD). As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), no EAD, expandem a condição de oferta de ensino e favorecem a inclusão social, mas distanciam fisicamente o aluno. Desponta uma questão fundamental sobre as possíveis diferenças, entre as duas modalidades no ensino de graduação, nos antecedentes, entre o EAD e Ensino Presencial (EP). Articulou-se um modelo integrativo da lealdade do aluno, com os antecedentes Interação, Cocriação de Valor, Valor percebido, Satisfação e Imagem da Marca. Realizou-se um levantamento com alunos das duas modalidades e aplicou-se modelagem de equações estruturais. No EP todas as hipóteses foram suportadas. No EAD não houve suporte a duas das relações: entre Cocriação de valor e Valor Percebido; entre Cocriação de Valor e Satisfação. Isso contraria também a Lógica Serviço- Dominante e a Teoria da Distância Transacional. Numa análise multigrupos, despontaram diferenças em 15 relações, sendo 10 mais fortes no EAD; sendo que oito destas incluem o antecedente Interação, que avulta na oferta do EAD. Apontam-se interessantes implicações acadêmicas e gerenciais para as esferas tanto pública quanto privada.

           

Palavras-chave


Lealdade; Interação; Ensino a Distância; Ensino Presencial; Análise Multigrupos.

Texto completo:

PDF

Referências


AAKER, D. A.; JOACHIMSTHALER, E. Brand leadership: a new book based on 300-plus case studies. Brandweek-New York, v. 41, n. 8, p. 30-36, 2000.

ALBA, J. W.; HUTCHINSON, J. W. Dimensions of consumer expertise. Journal of Consumer Research, v. 13, n. 4, p. 411-454, 1987.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED. Censo EAD 2015. 2017. Disponível em: http://abed.org.br/arquivos/Censo_EAD_2015_POR.pdf. Acesso em: 13 fev. 2017.

BASARAN, Ü.; AKSOY, R. Algilanan fayda ve fedakarlik bilesenlerinin algilanan müsteri degeri üzerindeki etkisi / The effect of perceived benefit and sacrifice components on perceived customer value. Ege Akademik Bakis, v. 15, n. 3, p. 379-399, 2015.

BETTENCOURT, L.; LUSCH, R. F.; VARGO, S. L. A service lens on value creation: how marketing should enable strategic advantage. California Management Review, v. 57, n. 1, p. 44–66, 2014.

BOLZAN, L. M.; GONZALES, R. L.; ANTUNES, E. D. D. Cocriação do ensino superior de Administração suportada pela ferramenta Design Thinking. PMKT – Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, v. 10, n. 3, p. 266-297, set./dez. 2017.

BRAMBILLA, F. R.; DAMACENA, C. Estudo etnometodológico da cocriação de valor no ensino superior privado de administração com base na lógica dominante do serviço em marketing. REMark – Revista Brasileira de Marketing, v. 11, n. 3, p. 123-152, 2012.

BUCK, J. Assuring quality in distance education. Higher Education in Europe, v. 26, n. 4, p. 599-602, 2001.

CARVALHO, D. D. Cocriação de valor: conceitos e implicações vistos sob a ótica da educação a distância no Brasil. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

CASEY, D. M. The historical development of distance education through technology. TechTrends, v. 52, n. 2, p. 45, 2008.

CHANEY, B. et al. Development of an instrument to assess student opinions of the quality of distance education courses. American Journal of Distance Education, v. 21, n. 3, p. 145–164, 2007.

COHEN, J. Statistical power analysis for the behavioral sciences. 2. ed. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1988.

DAMACENA, C.; NASCIMENTO, T. M. Responsabilidade compartilhada e sua influência nas atitudes de estudantes de administração de uma IES privada de Porto Alegre. Revista de Administração: Ensino e Pesquisa, v. 17, n. 1, p. 9-32, 2015.

DAUDT, S. I. D.; BEHAR, P. A. A gestão de cursos de graduação a distância e o fenômeno da evasão. Educação (Porto Alegre), v. 36, n. 3, p. 412-421, set./dez. 2013.

DICK, A.; BASU, K. Customer loyalty: toward an integrated conceptual framework. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 22, n. 2, p. 99-114, 1994.

DOLLINGER, M.; LODGE, J.; COATES, H. Co-creation in higher education: towards a conceptual model. Journal of Marketing for Higher Education, v. 28, n. 2, p. 210-231, 2018.

DOUGLAS, J.; DOUGLAS, A.; BARNES, B. Measuring student satisfaction at a UK university. Quality Assurance in Education, Bingley, v. 14, n. 3, p. 251-267, 2006.

FERNÁNDEZ-PASCUAL, M. D. et al. Validation of a Spanish version of the Distance Education Learning Environments Survey (DELES) in Spain. Learning Environments Research, v. 18, n. 2, p. 179-196, 2015.

FORNELL, C. A national customer satisfaction barometer: the Swedish experience. Journal of Marketing, v. 56, p. 6-21, 1992.

FRIO, R. S.; BRASIL, V. S. Comportamento de cocriação de valor do consumidor como antecedente da satisfação e lealdade. REGE - Revista de Gestão, v. 23, n. 2, p. 135-147, 2016.

GHODESWAR, B. M. Building brand identity in competitive markets: a conceptual model. Journal of Product & Brand Management, v. 17, n. 1, p. 4–12, 2008.

GRILLO, T. L. H. et al. Value cocreation with students: analyzing social influence and engagement with the discipline as antecedents of student feedback. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 3, p. 533–559, 2014.

GRÖNROOS, C. Value co-creation in service logic: a critical analysis. Marketing Theory, v. 11, n. 3, p. 279–301, 2011.

HAIR JR, J. F. et al. A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). Thousand Oaks: Sage Publications, 2016.

HAIR, J. F. et al. Advanced issues in partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). Thousand Oaks: Sage Publications, 2018.

HENSELER, J. A new and simple approach to multi-group analysis in partial least squares path modeling. 2007. [S.l.]: [s.n.].

HENSELER, J.; RINGLE, C. M.; SINKOVICS, R. R. The use of partial least squares path modeling in international marketing. In: SINKOVICS, R. R.; GHAURI, P. N. (ed.). New challenges to international marketing. Bingley: Emerald Group Publishing Limited, 2009. p. 277-319.

KANAN, H. M.; BAKER, A. M. Student satisfaction with an educational administration preparation program: a comparative perspective. Journal of Educational Administration, Bingley, v. 44, n. 2, p. 159-169, 2006.

KELLER, K. L. Building customer-based brand equity. Marketing Management, v. 10, n. 2, p. 14-20, 2001.

KENSKI, V. M. Gestão e uso das mídias em projetos de educação a distância. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, 2006.

KIM, Y. H.; KIM, M.; GOH, B. K. An examination of food tourist’s behavior: using the modified theory of reasoned action. Tourism Management, v. 32, n. 5, p. 1159-1165, 2011.

KINNULA, M. et al. ‘Worksome but rewarding’–Stakeholder perceptions on value in collaborative design work. Computer Supported Cooperative Work (CSCW), v. 27, n. 3-6, p. 463-494, 2018.

KUMAR, V.; DALLA POZZA, I.; GANESH, J. Revisiting the satisfaction–loyalty relationship: empirical generalizations and directions for future research. Journal of Retailing, v. 89, n. 3, p. 246-262, 2013.

LARÁN, J. A.; ESPINOZA, F. S. Consumidores satisfeitos, e então? Analisando a satisfação como antecedente da lealdade. Revista de Administração Contemporânea, v. 8, n. 2, p. 51-70, 2004.

LEMAK, D. L. et al. Technology, transactional distance, and instructor effectiveness: an empirical investigation. Academy of Management Learning & Education, v. 4, n. 2, p. 150-158, 2005.

LIMA, M. V. A. et al. Fatores críticos de sucesso na educação superior brasileira. Revista Gestão Universitária na América Latina – GUAL, v. 5, n. 3, p. 245-263, 2012.

LUSCH, R. F.; VARGO, S. L. Service-dominant logic as a foundation for a general theory. In: LUSCH, R. F.; VARGO, S. L. (Ed.). The service-dominant logic of marketing: dialog, debate, and directions. Armonk: ME Sharpe, 2006. p. 381–420.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2012.

MARCOS, A.; ANTUNES, A. Antecedentes da lealdade em serviços bancários. Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting, v. 4, n. 7, 2018.

MARCUZZO, M. et al. A satisfação dos alunos de educação a distância: um estudo de caso aplicado em nível de graduação e pós-graduação de uma universidade federal. In: Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2015.

MCCOLL-KENNEDY, J. R.; CHEUNG, L.; FERRIER, E. Co-creating service experience practices. Journal of Service Management, 2015.

MENCHACA, P.; BEKELE, T. A. Learner and instructor identified success factors in distance education. Distance Education, v. 29, n. 3, p. 231–252, 2008.

MOLINER, M. A. et al. Perceived relationship quality and post-purchase perceived value: an integrative framework. European Journal of Marketing, v. 41, n. 11/12, p. 1392–1422, 2007.

MOORE, M. G. Theory of transactional distance. In: KEGAN, D. (Ed.). Theoretical principles in distance education. London; New York: Routledge, 1993.

NISKIER, A. Administração escolar. Porto Alegre: Tabajara, 1969.

NGUYEN, N.; LEBLANC, G. Imagem corporativa e reputação corporativa nas decisões de retenção de clientes em serviços. Jornal de Varejo e Serviços ao Consumidor, v. 8, n. 4, p. 227-236, 2001.

NUNES, G. C. Cocriação, valor de uso, satisfação e custos de troca como antecedentes da retenção de cliente no ensino superior. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração e Negócios) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

OLIVER, R. Satisfaction: a behavioral perspective on the consumer. New York: Irwin/McGraw-Hill, 1997.

PALHARES, I. De aula ao vivo a grade flexível, escolas privadas diversificam métodos durante pandemia. Folha de S.Paulo, 13 abr. 2020.

PARASURAMAN, A.; GREWAL, D. The impact of technology on the quality-value-loyalty chain: a research agenda. Journal of the Academy of Marketing Science, Baltimore, v. 28, n. 1, p. 168-174, mar. 2000.

PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, V. Co-opting customer competence. Harvard Business Review, v. 78, n. 1, p. 79-90, 2000.

PRAHALAD, C. K.; HAMEL, G. The core competence of the corporation. In: Strategische Unternehmungsplanung - strategische Unternehmungsführung. Berlin; Heidelberg: Springer, 2006. p. 275-292.

PRIMO, A. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.

REICHELT, V. P. Valor percebido do cliente: um estudo sobre o relacionamento entre as instituições de ensino superior e seus alunos. 2007. Tese (Doutorado em Administração) – Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, São Paulo, 2007.

RINGLE, C.; SILVA, D.; BIDO, D. S. Modelagem de equações estruturais com utilização do SmartPLS. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 2, p. 54-71, 2014.

ROCHA, E. G.; MILL, D. Mudanças nas interações sociais e mobilidade na educação com a mediação das tecnologias digitais de informação e comunicação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 2, p. 966-982, 2017.

ROGGEVEEN, A. L.; TSIROS, M.; GREWAL, D. Understanding the co-creation effect: when does collaborating with customers provide a lift to service recovery? Journal of the Academy of Marketing Science, v. 40, n. 6, p. 771–790, 2012.

SANCHEZ, L. H. A.; SANCHEZ, O. P.; ALBERTIN, A. L. Gestão de recursos da EAD: como adequar as tecnologias aos perfis de assimilação. ERA, v. 55, n. 5, p. 511-526, 2015.

SIRDESHMUKH, D.; SINGH, J.; SABOL, B. Consumer trust, value and loyalty in relational exchanges. Journal of Marketing, v. 66, n. 1, p. 15-37, 2002.

SILVA, D.; MENDES DA SILVA, A.; BRAGA JUNIOR, S. S.; LOPES, E. L.; TEIXEIRA VEIGA, R. Avaliação da qualidade percebida de cursos gestão em nível de graduação na modalidade EaD. Revista de Administração da Unimep, v. 14, n. 1, p. 242-268, 2016.

SILVA, D.; DO AMARAL MORETTI, S. L.; GARCIA, M. N. A qualidade da educação a distância na percepção dos alunos: validação de uma escala em cursos de administração de empresas. Gestão Contemporânea, n. 19, p. 61-80, 2017.

THISTOLL, T.; YATES, A. Improving course completions in distance education: an institutional case study. Distance Education, v. 37, n. 2, p. 180-195, 2016.

TOLENTINO, R. D. S.; GONÇALVES FILHO, C. G. F.; VAZ, R. J. V. T. J.; MONTEIRO, P. R. R. Avaliação da qualidade na educação a distância sob a perspectiva do aluno: proposição e teste de um modelo usando equações estruturais. REGE Revista de Gestão, v. 20, n. 3, p. 347-366, 2013.

VARGO, S. L.; LUSCH, R. F. Evolving to a new dominant logic for marketing. Journal of Marketing, v. 68, n. 1, p. 1-17, 2004.

VARGO, S. L.; LUSCH, R. F.; MORGAN, F. W. Historical perspectives on service-dominant logic. In: LUSCH, R. F.; VARGO, S. L. (Eds.). The service-dominant logic of marketing: dialog, debate, and directions. New York: M. E. Sharpe, 2006. p. 29-42.

VARGO, S. L.; LUSCH, R. F. Service-dominant logic: continuing the evolution. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 36, n. 1, p. 1-10, 2008.

VARGO, S. L.; MAGLIO, P. P.; AKAKA, M. A. On value and value co-creation: a service systems and service logic perspective. European Management Journal, v. 26, n. 3, p. 145-152, 2008.

VIEIRA, V. B. H. A. A cocriação de valor no ambiente universitário: um estudo sobre os efeitos da satisfação, lealdade e confiança. 2017. Dissertação (Mestrado) — Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) – Mestrado Profissional, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2017.

WOODRUFF, R. Customer value: the next source for competitive advantage. Journal of the Academy of Marketing Science, Greenvale, v. 25, n. 2, p. 139-153, 1997.




DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v16i2.1278

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638