Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A RACEF possui como proposta a publicação de trabalhos inéditos, no formato de artigos científicos completos, demonstrando resultados inéditos de pesquisa científica ou artigos publicados em anais de congressos e eventos (desde que aperfeiçoados), que contenham entre 6.000 e 8000 palavras.

São aceitos trabalhos teóricos ou teórico-empíricos, valendo-se das abordagens qualitativa, quantitativa ou da combinação de ambas, das áreas de Administração, Contabilidade e Economia.

As opiniões, argumentos e resultados apresentados nos artigos publicados pela RACEF são de inteira responsabilidade dos seus autores. Os autores, no momento da submissão, devem garantir que o artigo está isento de erros de digitação e que segue as normas cultas de linguagem.

Os artigos podem ser submetidos nas línguas: Português, Inglês ou Espanhol.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Editores
  • Janaina Giraldi
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Edição Especial: Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo

Editores
  • Janaina Giraldi
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Edição Especial: Governança e Sustentabilidade

Editores
  • Janaina Giraldi
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Edição Especial: Saneamento

Edição Especial: Saneamento

Editores
  • Janaina Giraldi
  • Debora Lima
  • Luciano Nakabashi
  • Marco Aurélio Valério
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos submetidos poderão tramitar pelas seguintes etapas do processo de avaliação por pares:

  • Análise do artigo pelo Editor da RACEF, o qual avaliará a aderência do trabalho à política editorial da revista, bem como analisará se a submissão contém todos os documentos solicitados e formatados conforme o recomendado. Os artigos aprovados nesta fase serão encaminhados para a seguinte. Os rejeitados serão devolvidos aos autores com uma breve justificativa;
  • Envio dos artigos para avaliadores anônimos. Os artigos científicos serão avaliados por, no mínimo, dois professores doutores com expertise na temática da pesquisa sob análise. Tais pareceres serão enviados e consolidados pelo Editor;
  • O Editor, então, comunicará o resultado do processo de avaliação, que poderá ser: artigo aprovado na forma em que se encontra; solicitação de revisão para eventual aprovação; ou artigo rejeitado. Espera-se que a decisão final do Editor seja enviada ao primeiro autor da revista, no máximo, em 60 dias, sendo este um dos diferenciais da RACEF para os seus autores.

Os artigos submetidos serão avaliados por meio dos critérios abaixo:

  • Atualidade do tema
  • Relevância para o público da RACEF
  • Ajuste entre título, questão de pesquisa/hipóteses, objetivo, método e conclusões
  • Qualidade da fundamentação teórica
  • Estilo de linguagem claro, isento de erros e com leitura fluida
  • Contribuição teórico-empírica ou empírica evidente para a área
  • Materiais e métodos robustos e devidamente detalhados
  • Qualidade da exposição dos resultados
  • Conclusões adequadas

A RACEF utiliza mecanismos ativos de avaliação de ineditismo dos artigos aprovados, por meio de programas computacionais que analisam o potencial de plagiarismo. 

 

Periodicidade

A RACEF é um periódico eletrônico gratuito com periodicidade quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Informamos que também não há custos de submissão ou publicação de artigos para os autores.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Conselho Editorial Científico

Antonio Sergio Araújo Fernandes, Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Doutor em Ciência Política pela  Universidade de São Paulo (USP)

Deborah Moraes Zouain, Professora Titular e Vice-Diretora da  EBAPE/FGV-RJ; Editora da Revista de Administração Pública; Bolsista de  Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Denise Fleck, Professora Adjunta da UFRJ/COPPEAD; Ph.D. em  Administração de Empresas, McGill University (Canadá).

Douglas Renwick, Lecturer, The University of Sheffield Management School-UK; Ph.D. in Business Management, The University of Sheffield.

Michael Muller-Camen, Full-Professor, Middlesex University Business School-UK; Ph.D. in Organizational Behaviour, University of London.

Mariomar de Sales Lima, Professora Adjunta da Universidade Federal  do Amazonas - Departamento de Ciências Contábeis, Doutora em  Engenharia de Produção pela UFRJ

Luciana Oranges Cezarino, Professora da Universidade Federal de Uberlândia, FAGEN, Doutora em Administração pela USP

Lara Bartocci Liboni Amui, Professora da Universidade de São Paulo (FEA-RP), Doutora em Administração pela USP

 

Indexadores e Diretórios

Digital Object Identifier (DOI)

O Digital Object Identifier (DOI) faz parte de um sistema que oferece identificadores digitais para objetos que permite a identificação inequívoca e persistente de qualquer tipo de entidade (física, digital ou abstrata) no ambiente da internet. Em maio de 2015, a Racef passa a utilizar Digital Object Identifier (DOI). O identificador digital já está disponível para todos os artigos publicados, desde o primeiro número da revista.

O prefixo do DOI da Racef é 10.13059.


O DOAJ é um diretório online que indexa e fornece acesso a periódicos de alta qualidade, com revisão por pares, de acesso livre.

Racef no DOAJ: https://doaj.org/toc/2178-7638


Spell

O Spell – Scientific Periodicals Electronic Library, é um sistema de indexação, pesquisa e disponibilização gratuita da produção científica.

Endereço da Racef no Spell: http://www.spell.org.br/periodicos/ver/135/revista-de-administracao--contabilidade-e-economia-da-fundace

 


Diadorim

O Diadorim é um serviço de informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso dos artigos das revistas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto. Faz parte do conjunto de serviços de acesso aberto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Racef no Diadorim: http://diadorim.ibict.br/handle/1/804
 
 

Latindex

Latindex é um sistema de informações sobre revistas acadêmicas, técnico-profissionais e de divlgação científica e cultural que são editadas nos países da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. Racef no Latindex: http://www.latindex.unam.mx/buscador/ficRev.html?opcion=1&folio=24628

 
 
Qualis Capes
 
Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Classificação da Racef na Qualis: B3 nas áreas de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, Economia e Interdisciplinar.
 
 
 
Portal de Periódicos da Capes
 
O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. O Portal de Periódicos tem como missão promover o fortalecimento dos programas de pós-graduação no Brasil por meio da democratização do acesso online à informação científica internacional de alto nível. Racef no Portal de Periódicos: http://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pmetabusca&mn=70&smn=78&sfx=find-ej-1&type=p&sfx=buscaRapida&Itemid=120