ASSOCIAÇÃO DO SENTIMENTO DO INVESTIDOR COM CICLOS DE MERCADO: EVIDÊNCIAS BRASILEIRAS
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a associação do sentimento do investidor com os ciclos de mercado acionário no Brasil. A amostra foi composta pelas empresas de capital aberto listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, com dados de 2007 a maio de 2020. Para verificar possíveis associações entre o sentimento do investidor e o desempenho do mercado acionário brasileiro foi utilizada a correlação de Pearson e o método econométrico da análise de regressão. Os resultados evidenciam que para os momentos com crises, o sentimento do investidor apresentou relação positiva com o mercado acionário brasileiro, sendo essa relação mais intensa durante as crises internacionais. Quanto mais se aproxima do período de contração da crise, a associação do sentimento do investidor com o desempenho do IBOVESPA é maior. Com isso, o mercado acionário brasileiro é sensível ao sentimento do investidor nos períodos de crise.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.13059/racef.v13i3.985
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ISSN: 2178-7638