LEGIBILIDADE DOS RELATÓRIOS DE AUDITORIA: UM ESTUDO COMPARATIVO EM COMPANHIAS ABERTAS, NO BRASIL APÓS A PANDEMIA DA COVID-19

André Felipe de Oliveira Costa, Carlos Marcio dos Santos Pereira, Donizete Reina

Resumo


O objetivo deste estudo foi verificar se os relatórios de auditoria das empresas pertencentes ao segmento Novo Mercado se tornaram menos legíveis após a pandemia da Covid-19. Assim, foram analisados 610 relatórios de auditor independente, divulgados entre os anos de 2016 e 2020, em 122 companhias brasileiras. A mensuração de legibilidade foi extraída pelo Gunning´s Fog Index, programa que permite calcular índices de legibilidade para indicar se a leitura de determinado texto é considerada complexa para seus usuários. Os resultados mostraram que: (i) houve um aumento do índice FOG dos relatórios de auditoria das empresas dos setores de Consumo Cíclico, Financeiro, Saúde, Petróleo; Gás e Biocombustíveis e Tecnologia da Informação; (ii) as empresas dos setores de Materiais Básicos e Financeiro apresentaram índices de legibilidade menores; (iii) o setor que apresentou maior variação média do índice FOG ao se comparar os anos de 2016 e 2020 foi o de Tecnologia da Informação. 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v13i3.925

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638