PANORAMA DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS USADOS EM PESQUISAS COM O INSTRUMENTO LIBQUAL, EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Cláudia Osvaldina dos Passos Cavalcanti, Sandro Vieira Soares

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar as características metodológicas das pesquisas que utilizaram LibQUAL para avaliação dos serviços, em bibliotecas de instituições de ensino superior, publicadas internacionalmente. Assim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com técnicas de bibliometria e estatística descritiva, em artigos recuperados por meio do descritor “LibQUAL”, nas bases Scopus e Web of Science. Os resultados revelaram a existência de 39 artigos alinhados com a temática LibQUAL, no contexto de instituições de ensino superior. Desses 39 artigos, 37 utilizaram abordagem quantitativa; 20 utilizaram, para análise dos dados, o software SPSS; e, para a coleta de dados, 27 utilizaram a escala Likert de 9 pontos. O periódico com maior número de publicações foi o Library Philosophy and Practice. Todos os 39 artigos empregaram questionário como instrumento de coleta de dados, sendo que 18 utilizaram amostragem aleatória simples. O tamanho mínimo de amostra encontrado foi de 94 participantes e o máximo de 5.914 respondentes. A contribuição desta pesquisa consiste em atualizar o conhecimento sobre o uso da ferramenta LibQUAL assim como em destacar as características da produção científica usando esta ferramenta no contexto das instituições de ensino, e possibilitando apontar direcionamentos metodológicos para futuros estudos sobre o tema.


Palavras-chave


LibQUAL, qualidade de serviços, instituições de ensino superior

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DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v14i1.914

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ISSN: 2178-7638