A UNIÃO FAZ A FORÇA: O USO DO FINANCIAMENTO COLETIVO PARA DESENVOLVIMENTO DE UMA INOVAÇÃO SOCIAL CONTRA A COVID-19
Resumo
A pandemia de Covid-19 mostrou a necessidade de Inovação Social (IS). A contribuição desse artigo é analisar o processo de (IS), avaliando o engajamento da sociedade através do financiamento coletivo como viabilizador da inovação. Um estudo de caso único foi conduzido com o Projeto Hígia. Por meio de entrevistas, análise de reportagens e informes do projeto, os dados da pesquisa foram coletados e posteriormente categorizados de acordo com as fases do processo de IS. Os resultados foram comparados com a literatura de gestão da IS e indicaram que o financiamento coletivo pode viabilizar os estágios iniciais do processo de IS, porém outras estratégias como parcerias-chave e bom relacionamento com o poder público são necessários para aumentar a escala da IS. A iteração e o uso de protótipos na fase de ideação, o reemprego de conhecimentos existentes e a experiência prévia em economia colaborativa foram outros fatores importantes para que a IS fosse implementada e um valor social entre USD$ 116,00 e USD$ 103.000,00 fosse gerado.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.13059/racef.v13i3.907
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2178-7638