CONSUMO SUSTENTÁVEL DE MODA SOB A ÓTICA DA ECONOMIA CIRCULAR: UMA AGENDA PARA PESQUISAS FUTURAS

Cristina M. Ostermann, Leandro da Silva Nascimento

Resumo


O atual modelo econômico de produção e consumo de lógica linear tem resultado em impacto e danos ambientais em larga escala. A Economia Circular é uma abordagem que tem ganhado importância, pois propõe um modelo de desenvolvimento econômico alinhado à sustentabilidade ambiental, tendo como base modelos de produção econômicos restaurativos e regenerativos. Verifica-se movimento de setores produtivos no sentido da transição para o modelo circular, entre eles o setor da moda, indústria com forte lógica linear. A implementação da Economia Circular necessita de apoio dos participantes do ecossistema, o que aumenta o protagonismo dos consumidores. Porém, o comportamento de consumo sustentável é uma dimensão ainda pouco explorada na literatura acadêmica. O artigo busca explorar o comportamento de consumo sustentável de moda sob a lógica da Economia Circular. Para tanto, foi realizada uma revisão descritiva de literatura sobre a temática. Como resultado, apresenta-se um panorama das publicações na área. Propõe-se uma agenda para pesquisas futuras com 12 temas de pesquisas, apresentadas de acordo com os 4 princípios da Economia Circular. Assim, colabora com o avanço do campo de estudos com discussão teórica e prática, auxiliando na construção do conhecimento a partir de diferentes perspectivas sobre a Economia Circular. 


Palavras-chave


Economia Circular; Moda; Comportamento de Consumo Sustentável; Sustentabilidade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v12i2.818

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638