A EXPANSÃO DE CASOS DE ENSINO NO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE PERIÓDICOS E EVENTOS CIENTÍFICOS ENTRE OS ANOS DE 2007-2018

Fabrízio Meller-da-Silva, Ana Tereza Freitas de Lapedra

Resumo


Os casos de ensino se configuram como alternativa às mudanças no processo de aprendizagem, que requer uma postura mais protagonista dos alunos. No Brasil, apesar de tímida quando comparada a países pioneiros, a produção de casos de ensino apresentou crescimento a partir de 2007. Este estudo tem o objetivo de mapear os casos de ensino produzidos no Brasil entre 2007 e 2018, por meio de um estudo bibliométrico das revistas científicas e dos anais de eventos científicos que aceitam casos de ensino. Verificou-se crescimento significativo do número de publicações de casos de ensino no período. Entretanto, a análise constatou profusão na organização dos casos de ensino, alertando para a necessidade de ordenação dessas publicações. O estudo contribui com análises de produtividade dos autores e instituições de ensino superior, assim como com a indicação dos casos de ensino de maior utilização.


Palavras-chave


Caso de ensino; Caso para ensino; Estudo de Caso

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v12i1.784

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638