INFLUÊNCIA DOS GASTOS COM P&D E CICLO DE VIDA NA CRIAÇÃO DE VALOR DAS EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO

Luiza de Souza, Suliani Rover, Juliane Pacheco

Resumo


O objetivo geral da pesquisa é identificar se gastos com pesquisa e desenvolvimento juntamente com o estágio do ciclo de vida da organização podem explicar a criação de valor, mensurado pelo valor econômico agregado (EVA). A amostra é composta pelas empresas não financeiras listadas na bolsa de valores brasileira que divulgaram valores sobre pesquisa e desenvolvimento nos anos de 2017 e 2018. O EVA foi relacionado com o ciclo de vida e os valores de pesquisa e desenvolvimento, além das variáveis de controle (tamanho, giro do ativo, margem bruta, margem líquida, retorno sobre o Patrimônio Líquido) em uma regressão com dados em painel. A fase do ciclo de vida das empresas foi segundo Dickinson (2011) composto por cinco fases: introdução, crescimento, maturidade, turbulência e declínio.
Os resultados apontaram que o ciclo de vida está associado ao EVA, já os gastos com pesquisa e desenvolvimento não possuem relação. Dessa maneira, o ciclo de vida é um direcionador para a criação de valor.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v13i1.758

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638