RELAÇÃO ENTRE A INTERNACIONALIZAÇÃO E A REMUNERAÇÃO DE DIRETORES DE COMPANHIAS LISTADAS NA B3

Ítalo Carlos Soares do Nascimento, Andressa Ruth Sousa Santos, Adriano Fleck de Paula Pessoa, Márcia Martins Mendes De Luca, Alessandra Carvalho de Vasconcelos

Resumo


Respaldado pela Teoria da Economia dos Custos de Transação, o presente estudo investiga a relação entre a internacionalização empresarial, na perspectiva de uma orientação estratégica multidimensional, e a remuneração de diretores em 96 das 100 empresas listadas na B3 S. A. Brasil, Bolsa, Balcão, com maior valor de mercado. De natureza quantitativa, a pesquisa utilizou o teste de Mann-Whitney e a regressão linear múltipla. Foram consideradas três dimensões da internacionalização: capital social, receitas e mercados. Como métrica da remuneração dos diretores, utilizou-se a remuneração total dos executivos. Os resultados apontam que as empresas utilizam como estratégia para a internacionalização o capital social, as exportações e a presença no mercado em outros países, nessa ordem de importância. Ao se confrontar as empresas internacionalizadas com as não internacionalizadas, identificaram-se diferenças e semelhanças significantes na remuneração dos diretores, revelando-se um provável custo de transação inserido no processo de internacionalização.


Palavras-chave


Internacionalização, Remuneração, Diretores executivos

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DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v12i1.728

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ISSN: 2178-7638