COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS: ANÁLISE DOS CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE E SUA APLICAÇÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO RIO GRANDE DO SUL

Cristiano Sausen Soares, Raquel Londero Deglinomeni, Fabricia Silva da Rosa

Resumo


Quais são os critérios de sustentabilidade adotados nos processos de compras públicas, realizadas no contexto das Universidades Federais localizadas no Rio Grande do Sul (RS)? Com o objetivo de analisar os critérios de sustentabilidade adotados nos processos licitatórios das universidades selecionadas, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e descritiva, por meio da análise bibliográfica e documental. Foram coletados os dados das compras públicas do ano de 2013 das universidades para análise teórico-comparativa com base nas normativas e estudos publicados acerca do tema no contexto brasileiro. Os resultados identificam que dos 911 editais, apenas 20 apresentam algum critério de sustentabilidade, o que ressalta a baixa adoção dos mesmos. Destaca-se a utilização de critérios na aquisição de equipamentos eletrônicos com redução de consumo de energia. Conclui-se que os gestores devem investir em Compras Sustentáveis para ajudar o meio ambiente e a sociedade, incentivando outras instituições na adoção de critérios de sustentabilidade.


Palavras-chave


Compras públicas sustentáveis; Critérios de sustentabilidade; Licitações sustentáveis.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v12i1.715

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638