PERCEPÇÃO DA CORRUPÇÃO E O DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES
Resumo
O nível de capital humano, representado principalmente pela qualidade educacional, que tem geralmente como proxy o desempenho dos estudantes em testes padronizados, é impactada negativamente pela corrupção, o que é verificado particularmente nos países em desenvolvimento. Assim, o objetivo do presente estudo é analisar o impacto da percepção de corrupção sobre o desempenho dos estudantes nas três provas que compõem o Programme for International Student Assessment (PISA) em 2018, último ano no qual a prova foi realizada: Matemática, Ciências e Leitura. Para alcançar tal objetivo, foi estimado um modelo de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), que considerou 569211 observações de setenta e três países. Os resultados apontaram que estudantes oriundos de países na faixa dos considerados menos corruptos (86-100) apresentaram notas mais elevadas em relação ao grupo base, composto por países com índice de percepção da corrupção (CPI) abaixo de 65 pontos, sendo esse acréscimo de 32 pontos na prova de Matemática, 16 na prova de Ciências e 27 na prova de Leitura.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.13059/racef.v12i3.672
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ISSN: 2178-7638