A relação vínculo organizacional e carreira: uma análise bibliométrica dos eventos da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) entre 1999 e 2017

Jhony Pereira Moraes, Sidimar Meira Sagaz, Sidinei Rocha-de-Oliveira

Resumo


Esta pesquisa teve por objetivo realizar um estudo bibliométrico sobre os artigos publicados nos eventos da ANPAD (EnanPAD, EnGPR, EnEO e EnAPG) sob a ótica de vínculos organizacionais e carreira, entre os anos 1999 e 2017. Identificou-se 15 artigos relacionados ao tema. Alguns resultados alcançados: o evento EnanPAD comportou 60% dos artigos, estando na sequência o EnGPR (26,67%). As universidades que mais apresentam publicação na área são a UFBA (40,02%) e a UFSM (20,01%). Houve o predomínio de estudos voltados a analisar o público docente; trabalhar a relação entre vínculos organizacionais e carreira; e analisar a realidade organizacional. Quanto ao número de autores (primários e secundários) observou-se que somente três instituições se destacaram: FUMEC, UFBA e UFSM. Ao final sugerem-se estudos que analisem a configuração de vínculos organizacionais sob a perspectiva de carreira proteana, sem fronteiras, sustentável e caleidoscópica.

 


Palavras-chave


Vínculos organizacionais. Carreira. ANPAD.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v10i3.661

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638