AS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO APLICANDO AS LEIS DE LOTKA, BRADFORD E ZIPF NA BASE SPELL NO PERÍODO DE 2008 A 2018
Resumo
A pesquisa analisa as produções científicas na área de Negócios Internacionais sobre o tema estratégias de internacionalização na plataforma SPELL por meio da aplicabilidade de análises bibliométricas mediante as Leis de Lotka, Leis de Bradford e Lei de Zipf. O estudo teve como amostra 110 artigos publicados no período de 2008 a 2018. Os autores com mais publicações são Moraes, W.F.A., e Scherer, F.L., e os periódicos core são a InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM e a Revista Ibero-Americana de Estratégia, sendo as palavras empresas, internacionalização, mercados, estratégia e processos, com contagem de frequência de utilização de 9.344, 5.360, 4.936, 3.535 e 3.079 respectivamente, as mais utilizadas nos artigos. A temática de estratégias de internacionalização apresentou uma queda significativa de pesquisas no período e a produtividade dos autores não seguiu a Lei de Lotka, com artigos difusos quanto a suas abordagens uma vez que não foi gerada uma constante por meio da lei de Zipf.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.13059/racef.v11i1.656
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2178-7638