TENDÊNCIAS COMERCIAIS PARA O MERCADO INTERNACIONAL DE CARNE DE FRANGO: UMA ANÁLISE DE EQUILÍBRIO ESPACIAL POR MEIO DO PROBLEMA DE COMPLEMENTARIDADE MISTA
Resumo
Nos últimos anos, acordos regionais de grande expressividade têm sido negociados, dentre eles o Acordo Transpacífico (TPP), liderado pelos Estados Unidos que, no ano de 2017, após a eleição de Donald Trump, retirou-se do acordo. A partir dessa mudança, o artigo analisou os impactos do TPP sobre o mercado de carne de frango, considerando a saída dos Estado Unidos, bem como uma possível participação do Brasil. Utilizou-se um Modelo de Equilíbrio Espacial na forma de um Problema de Complementaridade Mista, por meio da simulação de quatro cenários alternativos. Dois aspectos podem ser ressaltados: (i) a efetivação do acordo traz prejuízos ao setor brasileiro de carne de frango, especialmente nos níveis de produção, preços e excedentes dos produtores e (ii) mesmo não participando do acordo, os Estados Unidos ainda apresentam vantagem em termos de produção, de forma que, a participação do Brasil no TPP não elimina os efeitos gerados pela competitividade norte-americana.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.13059/racef.v9i3.579
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2178-7638