GESTÃO ACADÊMICA DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA: A PERSPECTIVA DOS AVALIADORES EXTERNOS
Resumo
O artigo aborda a gestão dos colegiados de cursos de graduação em Administração – Bacharelado, modalidade presencial, oferecidos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a partir das perspectivas dos avaliadores externos participantes das Comissões de Verificação in loco do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE), que foram responsáveis pelo processo de reconhecimento dos mencionados cursos de Administração. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental que discute a gestão acadêmica, na perspectiva universitária e processo de gestão acadêmica dos cursos em estudo, com o objetivo de conhecer subsídios para a gestão de Colegiado de Cursos de Graduação em Administração, oferecidos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e em funcionamento no ano de 2016, decorrente da percepção dos citados avaliadores, à luz da atuação do coordenador do colegiado de curso nas dimensões pedagógica, política e administrativa. Foram apontados subsídios para a gestão dos colegiados, a saber: conhecer o Projeto Pedagógico do Curso, compreender as normas e resoluções do sistema nacional, estadual e dos conselhos superiores da Universidade, atuação do Núcleo Docente Estruturante, desempenhar os papéis de representante institucional, líder e mediador de conflitos, estabelecer ligação entre membros do colegiado e deste com a instituição e ambiente externo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.13059/racef.v10i1.550
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2178-7638