Um Estudo Empírico sobre os Benefícios Percebidos pela Implantação de Sistemas Integrados de Gestão com Organizações do Interior de São Paulo
Resumo
Indispensáveis na gestão empresarial, os sistemas integrados de gestão ou sistemas ERP (Enterprise Resource Planing) podem gerar benefícios significativos na organização durante e após sua implantação. Objetiva-se, por meio de uma pesquisa descritiva aplicada em 20 empresas do interior do estado de São Paulo, buscar a constatação de alguns benefícios relacionados à implantação de sistemas ERP encontrados na literatura. Na amostra, ficou evidente a existência dos seguintes benefícios: a) simplificação dos processos; b) maior disponibilidade de informações táticas e estratégicas; c) redução dos prazos de execução; d) facilitação do planejamento; e) aumento do controle das operações; f) eliminação de redundância. Foi identificado ainda que as empresas que apresentaram alto grau de customização não perceberam que houve maior disponibilidade de informações táticas e estratégicas. A constatação é importante para o alinhamento entre as expectativas das empresas e os reais benefícios que um sistema ERP pode proporcionar.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.13059/racef.v4i2.54
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2178-7638