ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE NÍVEIS DIFERENCIADOS DE GOVERNANÇA CORPORTATIVA E INCONFORMIDADES DOS RELATÓRIOS DOS AUDITORES INDEPENDENTES

Nayana Oliveira Alexandre, Elias Pereira Lopes Junior

Resumo


Este estudo tem como objetivo investigar se os níveis de governança corporativa da Bovespa têm relação com a existência ou não de inconformidades nos relatórios dos auditores independentes. Os dados foram coletados nos relatórios dos auditores independentes dos exercícios de 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015 das companhias abertas, pertencentes aos segmentos especiais de listagem da BM&FBOVESPA. Para análise dos dados, foi utilizada a correlação de Pearson. Os resultados demonstraram que 70% das companhias optaram pelo nível mais alto de governança. Tendo 99% dos seus relatórios sem inconformidades, corroborando o pressuposto do estudo de que as companhias pertencentes aos níveis diferenciados de governança corporativa tendem a ter menos inconformidades em seus relatórios de auditoria. As empresas inseridas nesses níveis estão propensas a oferecer um grau de segurança maior aos acionistas, bem como, melhor qualidade das informações prestadas, trazendo como resultado menor volatilidade das ações e retornos acima da média do mercado.


Palavras-chave


Níveis diferenciados de Governança Corporativa, Relatório dos Auditores independentes, Inconformidades, Bovespa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v9i1.525

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638