Práticas de Disclosure do Ativo Intangível em Clubes de Futebol

Anna Beatriz Grangeiro Ribeiro Maia, Vanessa Ingrid da Costa Cardoso, Vera Maria Rodrigues Ponte

Resumo


A divulgação das informações financeiras e patrimoniais dos clubes de futebol tem sido mais explorada no âmbito acadêmico e empresarial nos últimos anos. Os direitos federativos dos jogadores profissionais, os custos de atletas em formação e de atletas formados e o uso comercial da imagem dos jogadores representam importantes ativos dos clubes, geradores de receitas e que deveriam ser objeto de disclosure, de acordo com a International Accounting Standard nº 38. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo investigar as práticas de disclosure adotadas pelos clubes de futebol do Brasil, relativas aos ativos intangíveis, e, adicionalmente, confrontá-las com as práticas adotadas pelos clubes estrangeiros. Para tanto, realizou-se pesquisa descritiva de natureza qualiquantitativa. A amostra da pesquisa compreende os dez clubes mais valiosos do país, segundo ranking da RCS (2009), e os dez mais valiosos do mundo, de acordo com a revista Forbes (2009). Primeiramente, foi aplicada a análise de conteúdo das demonstrações contábeis quanto às práticas de disclosure dos ativos intangíveis das agremiações. Foram realizados testes estatísticos de diferença entre médias, com a finalidade de comparar as práticas de disclosure relativo aos ativos intangíveis dos clubes brasileiros de futebol e dos clubes estrangeiros. Os resultados indicaram diferença estatisticamente significante entre os níveis de disclosure dos clubes brasileiros e os dos clubes estrangeiros, observando-se uma maior preocupação dos clubes do segundo grupo com a transparência das demonstrações contábeis.

Palavras-chave


Disclosure. Ativo Intangível. Clubes de futebol.

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DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v4i1.47

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ISSN: 2178-7638