A Influência das Estratégias para a Competitividade da Cadeia de Alimentos: Um Estudo no Setor de Carnes na Região Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo identificar as estratégias competitivas de uma indústria frigorífica e de produtores de suínos da região Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e os reflexos em termos de competitividade. Como metodologia, o trabalho caracteriza-se como pesquisa exploratória do tipo qualitativa. Para o levantamento de dados o instrumento utilizado foi um questionário com perguntas abertas, aplicado, pelo método de contato direto, aos colaboradores do frigorífico e produtores. Já para a análise e interpretação dos dados utilizou-se o método análise de conteúdo. O estudo foi realizado segundo a percepção de funcionários e produtores, enfocando os aspectos relacionados às estratégias competitivas utilizadas por estes agentes. A estratégia competitiva da integração se constitui um dos principais fatores que têm contribuído para a competitividade da cadeia produtiva de alimentos, principalmente por oferecer vários benefícios, sobretudo em termos de coordenação, melhoria do controle e redução dos custos de transações. Em termos de produtores, pode-se concluir que a sua competitividade está associada também aos resultados que reduzam a taxa de conversão alimentar. A conclusão da análise sobre as estratégias competitivas foi determinante para a compreensão de seus efeitos refletidos no produto final, e também mostrou-se fundamental para planejar novas ações.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.13059/racef.v2i1.254
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2178-7638