A metodologia de uma Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários (ITES): instrumento de promoção de inovação e empreendedorismo

Perla Calil Pongeluppe Wadhy Rebehy, Daniel Yacoub Bellissimo, Adriana Cristina Ferreira Caldana

Resumo


As Incubadoras Tecnológicas de Empreendimentos Solidários (ITES) são espaços de socialização dos conhecimentos produzidos nas universidades, que favorecem articulação entre ensino-pesquisa-extensão (MTE, 2010). O papel delas é fomentar desenvolvimento e formação de negócios baseados na economia solidária e empreendedorismo social, promover ações de desenvolvimento territorial, formação de redes e inclusão social por meio da geração de renda. Além disso, precisam acrescentar a dimensão econômica dentro de sua metodologia. Uma das maneiras desses empreendimentos atingirem equilíbrio econômico e serem competitivos dentro do conceito de comércio justo é por meio da inovação. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar como a metodologia de incubação de determinada ITES consegue incorporar os princípios de empreendedorismo e inovação nos EES incubados. Os resultados apontam que a metodologia de incubação contempla fundamentos promotores de inovação e empreendedorismo. No entanto, a transmissão desses conceitos para equipe da incubadora e consequentemente para grupos atendidos não é eficiente.

Palavras-chave


incubadoras, economia solidária, inovação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v7i1.233

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638