CONVENIÊNCIA DA CULTURA: UMA ANÁLISE DOS FINANCIAMENTOS DE PROJETOS CULTURAIS POR INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS
Resumo
Este estudo tem o objetivo de compreender como o financiamento de projetos culturais por instituições bancárias pode ser visto em termos de conveniência da cultura. O arcabouço metodológico se caracteriza como qualitativo-descritivo, os dados foram obtidos em sites oficiais e editais de financiamentos culturais de cinco instituições bancárias, em que foram analisados pela técnica de análise de conteúdo temática definida por Bardin (2016). Os artefatos contemplados pelos editais correspondem aos artefatos definidos pelo Ministério da Cultura, os proponentes são pessoas físicas e jurídicas, têm-se uma concentração das regiões beneficiadas e apresenta-se benefícios para os proponentes e financiadores. Com isso, observa-se uma conveniência da cultura em vista de os artefatos culturais se caracterizarem como um recurso estratégico para atingir os objetivos dos proponentes e financiadores. O estudo traz como avanço para o campo da cultura, a análise de financiamentos culturais sobre a ótica de conveniência da cultura proposta por Yúdice (2006).
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DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v16i1.1272
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