DO EURO AO REAL: EXPLORANDO A ALFABETIZAÇÃO E A INCLUSÃO FINANCEIRAS ENTRE FRANCESES E BRASILEIROS
Resumo
Os períodos de crise levaram muitas pessoas a enfrentar realidades extremamente desafiadoras, enfatizando a importância da alfabetização financeira para decisões bem informadas. Somado a isso, a inclusão financeira também se torna essencial, pois serviços como acesso a contas bancárias, crédito e seguros são fundamentais para o alcance do bem-estar. Assim, este estudo comparou as diferenças de alfabetização e inclusão financeiras de países com realidades distintas, no caso, Brasil e França. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e quantitativa, considerando a abordagem survey para coleta dos dados. Foram obtidas 213 respostas por meio da aplicação de questionário online, que concederam informações sobre o perfil, conhecimento, atitude, comportamento e inclusão financeira dos respondentes. Após análise dos dados através de testes de diferença de média, observou-se que as principais diferenças estão nas variáveis atitude e inclusão financeira, onde em ambas, os brasileiros conseguiram resultados melhores que os franceses. Os modelos de regressão corroboraram os resultados.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ATKINSON, Adele; MESSY, Flore-Anne. Measuring Financial Literacy: Results of the OECD / International Network on Financial Education (INFE) Pilot Study, OECD Working Papers on Finance, Insurance and Private Pensions, n. 15, OECD Publishing, Paris, 2012. https://doi.org/10.1787/5k9csfs90fr4-en.
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Cidadania Financeira: definição, escopo de atuação, mensuração, Working paper, Banco Central do Brasil, 2015. Brasılia. Disponível em: .
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Relatório de Cidadania Financeira, Banco Central do Brasil, 2021. Brasilia. Disponível em: .
BANQUE DE FRANCE. Rapport annuel, 2018. Disponível em: .
BANQUE DE FRANCE. Enquête sur l’éducation financière du grand public, 2021. Disponível em: .
BAPAT, Dhananjay. Antecedents to responsible financial management behavior among young adults: moderating role of financial risk tolerance. International Journal of Bank Marketing, v. 38, n. 5, p. 1177-1194, 2020.
BUCHER-KOENEN, Tabea; JANSSEN, Bennet; KNEBEL, Caroline; TZAMOURANI, Panagiota. Financial literacy, stock market participation, and financial wellbeing in Germany. Journal of Financial Literacy and Wellbeing, v. 1, n. 3, p. 486-513, 2023.
CHEN, Haiyang; VOLPE, Ronald P. An analysis of personal financial literacy among college students. Financial Services Review, v. 7, n. 2, p. 107-128, 1998.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE DIRIGENTES LOJISTAS (CNDL). Políticas Públicas 4.0. 2022. Disponível em: .
CORRAR, Luiz J.; PAULO, Edilson; DIAS FILHO, José Maria. (coord.). Análise multivariada para cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia. São Paulo: Atlas, 2007.
CULTURE FINANCIÈRE: LES FRANÇAIS CANCRES DE L`EUROPE. Le Revenu, Paris, 05 de junho de 2019. Disponível em: .
DEMIRGÜÇ-KUNT, Aslı; BECK, T. H. L.; HONOHAN, Patrick. Finance for all? Policies and Pitfalls in Expanding Access. The International Bank for Reconstruction and Development, World Bank, 2008. Washington DC. Disponível em: .
GHARBI, Inès; KAMMOUN, Aïda. Developing a Multidimensional Financial Inclusion Index: A Comparison Based on Income Groups. Journal of Risk and Financial Management, v. 16, n. 6, p. 296, 2023.
GUJARATI, Damodar; PORTER, Dawn. Econometria básica. 5. ed. Porto Alegre: AMGH, 2011.
NUMBEO. EUROPE: COST OF LIVING INDEX BY CONTRY 2022. 2022. Disponível em: .
FESSLER, Pirmin; SILGONER, Maria; WEBER, Rosa. Financial knowledge, attitude and behavior: evidence from the Austrian Survey of Financial Literacy. Empirica, v. 47, p. 929-947, 2020.
FIELD, Andy. Descobrindo a estatística usando o SPSS-5. Penso Editora, 2020.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC. Apostila. 2002.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas. 1999.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. Smo Paulo: Atlas, 2008.
GILENKO, Evgenii; CHERNOVA, Aleksandra. Saving behavior and financial literacy of Russian high school students: An application of a copula-based bivariate probit-regression approach. Children and Youth Services Review, v. 127, p. 106122, 2021.
GLOBAL FINANCIAL LITERACY EXCELLENCE CENTER. (GFLEC). Pesquisa global sobre educação financeira: S&P finlit survey, 2016. Disponível em: .
HAIR, Joseph F. Jr.; BLACK, William C.; BABIN, Barry, J.; ANDERSON, Rolph, E.; TATHAM, Ronald L. Análise multivariada de dados. 6 ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.
LUSARDI, Annamaria. Financial Literacy Skills for the 21st Century: Evidence from PISA. The Journal of Consumer Affairs, Volume 49, Number 3. The American Council on Consumer Interests, 2015.
LUSARDI, Annamaria; TUFANO, Peter. Debt Literacy, Financial Experiences, and Overindebtedness. Journal of Pension Economics and Finance, v. 14, n. 4, p. 332-368, 2015.
LUSARDI, Annamaria; MITCHELL, Olivia. Older Women’s Labor Market Attachment, Retirement Planning, and Household Debt. In Women Working Longer: Increased Employment at Older Ages; Goldin, C., Lawrence, F.K., Eds.; University of Chicago Press: Chicago, IL, USA, 2018.
MAGALHÃES-TIMOTIO, JOÃO GUILHERME et al. Inclusão financeira no Brasil: investigação a partir da construção de indicadores. In: XVIII USP International Conference in Accounting. São Paulo. 2018.
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing-: uma orientação aplicada. Bookman Editora, 2019.
MEJÍA, Diana. Qual impacto da inclusão financeira? 2020. CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina. Disponível em: https://www.caf.com/pt/conhecimento/visoes/2020/01/qual-e-o-impacto-da-inclusao-financeira/.
MORGAN, Peter J.; LONG, Trinh Quang. Financial literacy, financial inclusion, and savings behavior in Laos. Journal of Asian Economics, v. 68, p. 101197, 2020.
DE OLIVEIRA, Sabrina Paulino; COSTA, Wênyka Preston Leite Batista; SILVA; Jandeson Dantas; SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa. DETERMINANTES DO COMPORTAMENTO FINANCEIRO PESSOAL: UM ESTUDO COM CIDADÃOS BRASILEIROS. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, v. 13, n. 1, 2022.
ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OCDE). International Survey of Adult Financial Literacy, 2020a. Disponível em: .
ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OCDE). PISA 2018 Results: are students smart about money?, 2020b. Disponível em: .
ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OCDE). Programme for International student assessment (PISA) results from PISA 2015, 2016. Disponível em: .
ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OCDE). G20/OECD INFE REPORT on ADULT FINANCIAL LITERACY IN G20 COUNTRIES, 2017. https://doi.org/10.1787/04fb6571-en.
ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OCDE). Programme International pour le suivi des acquis des élèves (PISA) résultats du PISA 2012, 2012. Disponível em: .
ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OCDE). TOOLKIT FOR MEASURING FINANCIAL LITERACY AND FINANCIAL INCLUSION 2022, 2022. Disponível em: < https://www.oecd.org/financial/education/2022-INFE-Toolkit-Measuring-Finlit-Financial-Inclusion.pdf>.
PARABONI, Ana Luiza; DA COSTA JR, Newton. Improving the level of financial literacy and the influence of the cognitive ability in this process. Journal of Behavioral and Experimental Economics, v. 90, p. 101656, 2021.
POTRICH, Ani CG; VIEIRA, Kelmara Mendes; PARABONI, Ana Luiza. O que influencia a alfabetização financeira dos estudantes universitários? In: XVI Seminários em Administração, 2013, São Paulo.
SHOCKEY, Susan Smith. 2002. Low-wealth adults financial literacy: Money management behavior and associates factors, including critical thinking. Utah, Estados Unidos. Tese de Doutorado. Universidade de Utah, AAT 3039524, 740 p.
TALWAR, Manish; Talwar; Shalini, Kaur, Puneet; Tripathy, Naliniprava; Dhir, Amandeep. Has financial attitude impacted the trading activity of retail investors during the COVID-19 pandemic?. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 58, p. 102341, 2021.
VIEIRA, Kelmara Mendes; Flores, Silvia Amélia, Potrich, Ani Caroline; Campara, Jéssica Pulino; Paraboni, Ana Luiza. Percepção e comportamento de risco financeiro: Análise da influência da ocupação e demais variáveis sociodemográficas. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 3, n. 3, p. 130-147, 2013.
VIEIRA, Kelmara Mendes; DELANOY, Marcelo Matzenbacher; POTRICH, Ani Caroline; BRESSAN, Aureliano Angel. Financial Citizenship Perception (FCP) Scale: proposition and validation of a measure. International Journal of Bank Marketing, v. 39, n. 1, 2021.
WORLD BANK. Global Findex Relatory, 2017. Disponível em: < https://globalfindex.worldbank.org/>.
DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v16i2.1271
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2178-7638



