MOTIVAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
Resumo
O estudo teve como objetivo identificar a associação entre os fatores motivacionais dos docentes e discentes, à luz da Teoria da Autodeterminação, dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis. A amostra da pesquisa compreendeu um total de 111 discentes e 45 docentes pertencentes a programas de pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis em todo o Brasil. Os discentes apresentaram baixo nível de desmotivação e níveis moderados de motivação intrínseca e extrínseca introjetada. Os docentes mostraram elevado nível de motivação extrínseca por regulação externa e baixo nível de regulação identificada, com presença significativa de desmotivação em todas as tarefas. O teste qui-quadrado indicou associações significativas entre metodologias ativas e desmotivação docente, e uma tendência entre titulação e desmotivação. Para os discentes, houve associação entre faixa etária e motivação extrínseca identificada, e entre tipo de instituição e motivação intrínseca. Os resultados destacam diferenças significativas entre desmotivação e motivação intrínseca entre os grupos, reforçando a necessidade de estratégias pedagógicas que promovam a motivação autônoma, focando em autonomia, competência e relacionamento.
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PDFReferências
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DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v16i2.1232
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