CICLO MENSTRUAL E SUSTENTABILIDADE PODEM CAMINHAR JUNTOS? INTERAÇÕES EM UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE PRODUTOS MENSTRUAIS REUTILIZÁVEIS

Sandra Beatriz Belo Guimarães Daboit, Bárbara Oliveira de Morais, Lidiane Manthay Leal, Ana Paula Sodré Araújo

Resumo


Este trabalho teve como objetivo central investigar fatores associados ao consumo e à relação das pessoas com produtos menstruais reutilizáveis a partir de uma perspectiva de comunicação entre marca e público-alvo. Observamos que a oferta de produtos menstruais adaptados a diferentes tipos de corpos tem disputado espaço no mercado. Nesse contexto, comunidades virtuais, ao promoverem o compartilhamento de informações sobre menstruação, criam oportunidades de negócios para marcas que investem em produtos menstruais reutilizáveis. Por ser uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória-descritiva, conduzimos por meio da observação online, com inspiração netnográfica, análise da comunidade virtual da Inciclo. A partir das respostas e postagens informativas da marca, bem como as interações referente às dúvidas e preocupações das usuárias, identificou-se uma oportunidade de negócio, pois a Inciclo conversa com potenciais clientes como se estivesse em “um papo entre amigas” que reforçam a confiança e a lealdade à marca.


Palavras-chave


produtos menstruais, comunidade virtual, ciclo menstrual, sustentabilidade, netnografia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v15i3.1203

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638