DESAFIOS PARA A EXPANSÃO DO SANEAMENTO EM ÁREAS RURAIS: CARACTERIZAÇÃO DE RURALIDADES POR MEIO DE ALGORITMOS DE APRENDIZADO DE MÁQUINA

Diego Augustus Senna, Luiz Philippe Pereira, Sonaly Rezende

Resumo


As distintas formas de ocupação do território rural brasileiro produzem demandas específicas que devem ser consideradas em políticas públicas. O cenário configurado diante da atualização do Marco Legal do Saneamento, e as incertezas quanto ao atendimento das áreas rurais, reforçam a importância de se reafirmar os modos de vida associados às múltiplas ruralidades. O Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR) definiu uma tipologia de ruralidades para orientar a criação de matrizes tecnológicas para o saneamento. Essa tipologia resultou da agregação de setores censitários do IBGE, vinculando ruralidades específicas a diferenças no atendimento. Neste artigo, algoritmos de clusterização, redes neurais e Random Forests foram aplicados para delinear as ruralidades. Os resultados apontam para notáveis diferenças no alcance do saneamento entre as ruralidades do PNSR, revelando-se aderência dessa divisão às condições encontradas. Este trabalho reforça a importância da análise de dados para a compreensão das desigualdades rurais, auxiliando em tomadas de decisão. 

Palavras-chave


Ruralidades, Saneamento rural, Big Data, Mineração de dados, Aprendizado de máquina, Clusterização, Redes neurais, Random Forests.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v14i4.1125

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2178-7638