RAZÕES DA ROTATIVIDADE VOLUNTÁRIA: UM ESTUDO COM JOVENS DA GERAÇÃO Z
Resumo
Este estudo teve como objetivo central identificar e analisar as razões que levam jovens pertencentes à Geração Z a se desligarem voluntariamente das organizações. De caráter qualitativo, o estudo envolveu a realização de doze entrevistas com profissionais pertencentes à Geração Z que trabalham em empresas brasileiras de grande porte. Os resultados do estudo revelam que os principais fatores de desligamento, na perspectiva dos jovens, foram: i) o desalinhamento entre valores pessoais e organizacionais; ii) poucas oportunidades de crescimento na empresa; e iii) líderes autocráticos que não dialogam e desenvolvem o seu time. Importante destacar que os fatores apontados pelos jovens estão mais vinculados a aspectos da dimensão organizacional. O entendimento sobre o que importa para os jovens profissionais contribui para a formulação de políticas e práticas de retenção mais efetivas e voltadas para esse público em específico, que é a força de trabalho mais recente a ingressar no mercado.
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DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v15i2.1117
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