EDUCAÇÃO CORPORATIVA E O USO DAS TICS: O COMPORTAMENTO DE PROFISSIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Rita de Cássia Leal Campos, Gustavo Nunes Maciel, Alyce Cardoso Campos, Luiz Marcelo Antonialli

Resumo


As mudanças ocasionadas pela crise da Covid-19 reforçam a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em diversos aspectos da sociedade, inclusive no âmbito empresarial e educacional. Nesse sentido, o artigo buscou discutir o perfil comportamental de profissionais usuários das TICs como meio de acesso à educação corporativa. Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, realizada por intermédio de um questionário estruturado. A amostra foi composta por 142 respondentes que trabalham no Estado de Minas Gerais. Para a análise e interpretação dos dados, utilizou-se o software SPSS, realizando análise de clusters (conglomerados) e análise discriminante. Os resultados demonstraram a diferenciação entre quatro grupos ou tipos comportamentais de profissionais: Cultura inovadora, Experientes, Cultura tradicional e Intolerantes. Além de contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico na área educacional e gerencial, os resultados desta pesquisa podem orientar gestores na formulação de estratégias de Educação Corporativa que contemplem o uso de TICs. 


Palavras-chave


Educação Corporativa. Estratégias de aprendizagem organizacional. TICs. E-learning. Blended learning.

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DOI: https://doi.org/10.13059/racef.v15i1.1112

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